Por que a ergonomia é tão importante para seu projeto?

ergonomia-defoco

ergonomia-defoco

Ergon: trabalho. Nomos: leis. Vinda do grego, a palavra significa a concepção de tarefas que se adaptem ao trabalhador e não o contrário, ou seja, que o trabalhador se adapte à tarefa. Isso significa propiciar conforto para o profissional e prevenir que acidentes ou patologias ocorram, de acordo com o tipo de trabalho. Estuda-se, portanto, as medidas de conforto aliada a rendimento e prevenção de acidentes com vias de proporcionar satisfação às pessoas.
Mas a ergonomia vai além disso. É um conceito aplicado em inúmeras áreas inclusive no design.

Dizer que o seu projeto é ergonômico significa que ele supre as necessidades pelas as quais foi desenvolvido para além de uma tarefa técnica: respeita as necessidades e limites do ser humano que entrará em contato com o resultado do projeto. Tornando isso mais claro, visualizamos justamente projetos de design. É papel do designer planejar a capacidade de uso do objeto com foco sempre no usuário.

Na criação do design de embalagens, as ideias precisam ser bem elaboradas, de forma ergonômica para se adequarem ao produto que será embalado, para facilitar o transporte, o uso do comprador final e reuso delas.Em muitos casos a ergonomia pode ser esquecida por questões econômicas, mas é preciso pensar além. Afinal, ser sustentável reflete futuramente na economia e a reutilização é uma maneira de reduzir custos.

Em certos âmbitos, economizar pode gerar mais prejuízos que vantagens. As embalagens são usadas por seres humanos e algumas medidas dificultam o uso do produto final.

Por isso o designer deve pensar, ao criar uma embalagem, nas seguintes questões:

• Pensar sempre no usuário final. Ele é o grande interessado;
• Usar recursos inovadores que podem ser subjugados;
• Testar com pessoas sem envolvimento com o projeto;
• Pensar na visualização: isso significa respeitar o tamanho mínimo da fonte para que seja legível;
• Otimizar a embalagem em todo o ciclo de vida;
• Otimizar o desempenho evitando desperdício de produto.

O projeto ergonômico de design leva em conta o pensamento do consumidor, suas necessidades e anseios. Assim cria-se um vínculo com receptores finais e usuários.

Logicamente que o conceito não é aplicado somente nas embalagens, mas no design como um todo.

preloader