Motion Design - Defoco
Posted on / in design, Graphic Design, Video

O que é Motion Design

O motion design é arte em movimento e existe já tem um tempinho. É bem comum vê-lo “por aí”. Desde o final do século XIX, Georges Méliès, já utilizava o stop motion em seus filmes. Ao lado de Méliès, o animador inglês Norman McLaren e o designer gráfico nova-iorquino Saul Bass, criador dos créditos iniciais de clássicos, como Psicose, Um Corpo que Cai e O Pecado Mora ao Lado, são considerados algumas das principais referências dos primórdios do motion graphics.

Créditos e identidades visuais são as primeiras referências dessa área de criação.

O avanço da tecnologia e dos softwares fez com que o estilo se tornasse bastante popular em produções audiovisuais modernas. É possível vê-lo em comerciais, séries, filmes, vinhetas de telejornais, clipes musicais, abertura de programas, games e em pequenas animações nas redes sociais.

Exigências para ser profissional da área

Aqui no Brasil, podemos citar o alemão Hans Donner como um dos profissionais mais gabaritados do ramo. Ele é responsável pelas vinhetas da Globeleza, O Salvador da Pátria, Fantástico (1987) entre inúmeras outras que fazem parte do vasto portfólio do artista.

A grande maioria dos motions designers são formados em design gráfico, mas fora isso, é preciso estudar bastante e se manter atualizado quanto o domínio dos softwares, como Adobe After Effects, Premiere, Photoshop e Illustrator. Criatividade é um dos fatores mais importantes também, e é assim que seu trabalho vai se destacar.

O mercado de trabalho é bem amplo, pois a técnica ganha cada vez mais espaço por ser uma forma de expressão artística atrativa e eficaz. Quem curte algo mais sólido, pode apostar em trabalhos fixos. Já os trabalhadores “nômades” podem optar pelo esquema freelancer.

 

Aqui na Defoco contamos também com mais essa especialidade. Aplicamos o motion em comerciais, vinhetas, redes sociais, vídeos para internet e até os institucionais. Tudo feito com muito planejamento para que sua marca se destaque de maneira positiva e lhe traga satisfação.

Tags: