Marketing em tempos de crise - Defoco
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Marketing em tempos de crise

A crise econômica no Brasil diverge opiniões: uns afirmam que estamos passando por um período de recessão econômica, já outros, encontram nela oportunidades. Independente disso, muitas empresas tiveram seus resultados afetados de modo negativo, por isso, adotam o corte de custos. Essa é uma maneira importante de reduzir gastos desnecessários, e a primeira área que passa pelo corte é a de marketing. Há quem pense que este seja um setor dispensável, mas será que é?

Muitas empresas estão incertas quanto ao mercado econômico, cortando investimentos e dando passos para trás. É justamente por isso que este é um excelente momento para se investir em marketing, repensar suas estratégias, como em sua identidade visual, seu posicionamento na internet, seu site, entre outros. Talvez esta seja a hora em que seus concorrentes estejam recuando com medo da crise.

Espere antes de tudo

Pensar em marketing em tempos de crise, parece coisa de outro mundo, não é? Mas o marketing não é “luxo”, mas uma necessidade que não deve ficar em último plano. Sem ele é impossível se manter no mercado de forma competitiva, superar as situações de crise e vencer os desafios.

Defina o orçamento

Planeje seu investimento para que alcance os resultados desejados. Sendo assim, você não perde o controle de seu orçamento.

Faça uma reunião com a sua equipe, delimite valores, peça sugestões que se adequem ao que planejou. Afirme para todos a importância de atingirem as metas.

 

Bom conteúdo gera resultados positivos

Já imaginou quanta gente faz pesquisas na internet? Por isso que elaborar um bom conteúdo é importante. Nem sempre investimento significa, necessariamente, mais gastos.

Alguns fatores importantes que contribuem para o crescimento do site são: habilidade, criatividade, inovação e esforço por parte dos profissionais já responsáveis pela otimização da página. Embora o aumento de tráfego por meio orgânico seja uma estratégia um pouco mais demorada, ela tem custo relativamente baixo, uma vez que você pode ter como aliadas várias técnicas de SEO dentro do próprio site, por exemplo, que farão com que o usuário o encontre.

Ferramentas de busca, como o Google, podem encontrar o seu site em questão de segundos. Para se ter uma ideia do poder das buscas orgânicas, 70% dos links clicados são encontrados dessa forma.

Relacionamento com o cliente

Antes de sair em busca de novos clientes, foque nos que já tem. Atender suas necessidades é fundamental. Ouvir o que eles têm a dizer e respondê-los traz uma comunicação eficaz e confiável.

O barato pode sair caro

Para seguir a risca todas as dicas acima, é importante salientar a importância de um profissional especializado. Ele está sempre atualizado quanto as tendências do mercado, e fará as devidas estratégias. Um bom investimento requer alguém que saiba utilizar todos os recursos com sabedoria, senão, seu dinheiro irá pelo ralo.

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