Como gravar vídeos caseiros de qualidade
Posted on / in comunicação, internet, Video

Dicas de como gravar um vídeo caseiro com qualidade

Está pensando em criar um canal no YouTube, mas tem receio, pois não conta com equipamentos, iluminação entre outros itens dos grandes influencers? Com alguns truques e criatividade você pode ter um conteúdo bacana. Nesse post separamos algumas ideias que podem te animar. Vamos lá?

Ambiente

Não há necessidade de grandes cenários, mas é importante que se preocupe com a organização do local. Veja se está tudo arrumado, pois é desagradável um visual bagunçado.

Enquadramento

Se comunique olhando para a câmera e não para a tela do celular, contato visual mantém a conexão com seu público; A posição do celular deve ficar na horizontal; Não tem tripé? Empilhe caixas de sapato até que o enquadramento fique ideal (à altura dos olhos) e coloque o celular sobre elas.

Iluminação

A grana está curta para investir em muita iluminação, mas para tudo é possível dar um jeito. Grave em frente à janela (a câmera precisa estar “de costas” para a luz, de forma que você esteja contra a janela). Preste atenção às mudanças na iluminação, já que está aproveitando um recurso natural. O vai e vem de nuvens, por exemplo. Grave pela manhã para não correr riscos.

Som

Evite locais com barulho extremo. O áudio é importantíssimo para que sua mensagem chegue de forma clara a quem te assiste. Têm algumas “gambiarras” que podem ajudar a abafar o som, como cortinas grossas nas janelas, tapete de pelo alto (grosso), por exemplo. Outra ideia é usar colchões de solteiro encostados nas paredes (principalmente nos cantos), ou almofadas dispondo-as estrategicamente para diminuir a reverberação do som no ambiente. Cuidado para não deixar toda essa parafernalha aparente, hein?

Microfone

Há opções de lapelas com preço bacana, mas você pode aproveitar um smartphone um pouco mais velho para fazer a captação do áudio, ao invés de comprar um gravador externo. Ou então, use o microfone de seu fone de ouvido para gravar, o som sai direto no vídeo e evita interferência de ruídos.

1,2,3 e, preste atenção

Ao dar o REC aguarde pelo menos 3 segundos antes de começar a falar e, após finalizar o vídeo, aguarde também 3 segundos antes de apertar STOP. Esses são respiros importantes para não prejudicar sua edição; Coloque o celular em modo avião; Organize seu conteúdo: o que vai falar e quando vai, para não ficar perdido e ter um vídeo sem sentido.

Essas foram as nossas dicas. Gostou? Não esqueça que aqui na Defoco você encontra todo suporte necessário para produzir um conteúdo diferente e de qualidade. Saiba mais em nosso site.

Tags: