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Blogueiros e agências: A parceria perfeita para o sucesso

Com a contínua disseminação da tecnologia, muitas pessoas, em sua grande maioria jovens, fazem sucesso através da internet: são canais de vídeos, páginas em redes sociais e os famosos blogs. Para poder criar um blog, basta gostar de determinado assunto. Um bom conhecimento sobre o tema também é bem-vindo, mas o que manda mesmo é a curiosidade, o interesse em pesquisar informações e o prazer de levá-las aos seus leitores. E existem hoje blogs sobre variados temas, dentre os quais alguns se destacam por terem caído nas graças do público. O nome disso pode ser sorte, carisma, criatividade ou uma mistura de tudo isso.

O fato é que, não importa como, o sonho de todo blogueiro é um dia ser reconhecido e admirado pelo público que curte o tema do seu blog. E alguns acabam por tornar-se referências e formadores de opiniões de determinados assuntos. Quando isso acontece, não é só o interesse do público que despertam, mas também de agências publicitárias que veem nesses canais um bom local para veicular suas propagandas. Afinal, se o blog tem muitos acessos, isso significa que o anúncio será visto por muitas pessoas, aumentando a probabilidade de gerar conversões a partir desse primeiro contato.

Porém, o relacionamento entre blogueiros e agências ainda é algo meio obscuro e complicado. Isso porque ainda existem pontos que essas duas classes divergem em seus pensamentos e, em algumas situações, um pode sentir-se desvalorizado diante do outro. Apesar disso, ainda é possível buscar um ponto de equilíbrio nesse relacionamento, que tem tudo para dar certo e alavancar ainda mais o sucesso do blog e da campanha publicitária. Basta que cada um conheça seu espaço e suas atribuições e tenha em mente que o outro não é um concorrente, mas um profissional que visa um foco diferente do seu e, portanto, pode tornar-se um parceiro.

Para começar a construir esse relacionamento, é necessário que ambas as partes busquem algumas informações antes de “sair atirando para todos os lados”. As agências, antes de contatar um blogueiro, devem ler o blog e pesquisar um pouco sobre o autor. Veja se o produto que você deseja anunciar é condizente com o tema e nunca deixe de tratar o blogueiro como profissional. Solicite somente às informações que não estiverem disponíveis no blog e interaja com os posts. Muitas agências caem na besteira de entrar em contato somente quando precisam e isso afastará o blogueiro de você. Mesmo quando enviar um mailing trate cada um pelo nome e, se for o caso, promova um encontro entre o blogueiro e o anunciante.

Já o blogueiro, antes de buscar anunciantes, precisa ter consciência da importância do seu próprio trabalho. Manter um conteúdo relevante e sempre atualizado (postar abobrinhas só baixa a qualidade do seu blog e se nem o público se interessa, como você vai conseguir anunciantes?), possuir CNPJ e abordar os assuntos a partir de uma perspectiva diferente do que os outros escrevem mostrará que você não está brincando de escrever e ajudará a trazer credibilidade ao seu blog.

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